segunda-feira, 29 de abril de 2013

Exercício sobre Maneirismo e Barroco


MARQUE UMA ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA NAS QUESTÕES A SEGUIR:

Questão 1 No século XVI a Igreja Católica passa por um período de decadência, pois surgem movimentos como o Humanismo e  a Reforma. Como retomada de sua posição perante a sociedade a igreja reagiu com a Contra  Reforma e passou a decorar seus templos com  suntuosidade tal que encantasse os pagãos seja  pela magnitude de suas igrejas, seja por suas  obras de arte. Daí, contratando artistas, arquitetos e escultores produziram um dos maiores acervos culturais do mundo dos quais o  Vaticano é seu exemplo mais conhecido. Surge então o Barroco, nome originado de um termo  usado para designar uma pérola mal formada.
Quanto à arte do período Barroco assinale a alternativa CORRETA:



a) Na pintura utilizava de uma técnica conhecida como “chiare escure” ou claro e escuro.

b) A expressão dramática e os gestos amplos  são marcas da escultura barroca.

c) O dourado é banido da escultura como uma forma de entrega dos bens materiais.

d) É na arquitetura barroca que surgem as abóbadas.





Questão 2 - Maneirismo é o nome empregado para designar as manifestações artísticas desde 1520, momento quando se inicia a crise do renascimento, até o início do século XVII. Todo esse período foi marcado por uma série de mudanças na Europa, que envolveram os movimentos religiosos reformistas e a consolidação do absolutismo em diversos países. Assinale a(s) alternativa(s) correta(s) sobre as artes plásticas do século XVI.





01-Michelangelo, apesar da renovação estética que denominamos de Maneirismo, permaneceu fiel aos mais estritos princípios clássicos, e as suas obras ,quando comparadas com obras de outros artistas do mesmo período, são austeras e frias.





02- Os artistas do Maneirismo procuram alcançar o efeito que já apontam para a arte moderna, como o alongamento das figuras humanas e os pontos de vista inusitados.





03-Nesse período, até mesmo Leonardo da Vinci, um pintor cujas obras são equilibradas e harmoniosas, buscou um ideal estético próximo ao bizarro.





04- Uma evidente tendência para a estilização exagerada e um capricho nos detalhes começa a ser sua marca, extrapolando assim as rígidas linhas dos cânones clássicos.





05-Nesse período, a chamada “perspectiva científica” deixou de ser utilizada, uma vez que, para atingir os seus propósitos, os pintores preferiram representar a natureza ao acaso e de maneira intuitiva.





(a) 02- 04- 05       (b) 01- 03- 04       (c) 02- 03- 05      (d) 02- 03- 04       (e) 01- 03- 05





Questão 3 –  (Fuvest) O Estado moderno absolutista atingiu seu maior poder de atuação no século XVII. Na arte e na economia suas expressões foram respectivamente:


  1. Rococó e liberalismo.
  2. Renascentismo e capitalismo.
  3. Barroco e mercantilismo.
  4. Maneirismo e colonialismo.
  5. Classicismo e economicismo.



Questão 4- O barroco representou um novo padrão estético para a produção artística do ocidente no século XVII, fortemente influenciado pela religiosidade. Entretanto, o barroco tinha também um conteúdo de interesse político, que o inseria em um conflito característico da Idade Moderna. Explique sucintamente qual era este conflito e como o barroco era utilizado neste contexto.

O barroco estava inserido no conflito religioso da Reforma protestante e da Contrarreforma católica, sendo utilizado para frear os avanços do protestantismo, principalmente através da arte como meio de reafirmação dos valores católicos. As imagens pretendiam causar impacto emotivo, estimulando a reafirmação do sentimento cristão.


Questão 5- O barroco surge como uma resposta no campo artístico ao protestantismo, buscando reafirmar os valores católicos, recorrendo principalmente ao uso de imagens e de santos. Entretanto, o barroco se coloca como oposição a outro movimento artístico do século XVI, baseado na racionalidade e na busca da simetria em suas produções artísticas. Qual é este movimento?


  1. Classicismo.                                                          c. Modernismo.
  2. Renascimento                                                       d- Romantismo                          



Questão 6- O Barroco como afirmação artística religiosa buscava se opor aos conceitos do Renascimento, principalmente a utilização do antropocentrismo e da racionalidade na produção estética. Sobre o barroco, qual das afirmativas abaixo é incorreta:

  1. Há no barroco o surgimento de pinturas e esculturas marcadas por formas retorcidas e tensas.
  2. A preocupação do barroco era reforçar o racionalismo e equilibrá-lo com as emoções, e não em criar uma arte mais emotiva e cotidiana.
  3. A história e atributos de santos e mártires católicos se viam representados com bastante frequência na pintura, nas esculturas e construções do período, sendo que os elementos eram dispostos de maneira pouco simétrica, assumindo na maioria das vezes uma organização diagonal.
  4. A valorização das cores e a contraposição de luzes e sombras tinham grande importância na demonstração dos gestos e estados de espírito do homem.


Questão 7-O maneirismo, como estilo estético pós-clássico surgiu quase no mesmo tempo que o Barroco, como fruto da crise intelectual das primeiras décadas do século XVI expressando o antagonismo entre as tendências espiritualistas e sensualistas da época. Porém, o maneirismo se caracterizou por ser um estilo palaciano por excelência, expressando os valores da aristocracia culta e internacionalizada, enquanto que o Barroco foi, inicialmente, a expressão mais popular e nacionalista.


(texto adaptado de: HAUSER, Amold - História Social da Arte e da Literatura, São Paulo, Martins Fontes, 1988, pp374-376)


A partir das ideias acima expostas pode-se concluir que:



I- Os grandes artistas maneiristas como El Greco, Tintoretto e Brueguel são “afetados” e “amaneirados”


II-O maneirismo foi por muito tempo encarado como um processo de declínio da arte Renascentista por expressar os valores da Burguesia.


III- O maneirismo seguiu um caráter internacional derivado da influência da arte italiana na Europa da época;


VI-O maneirismo expressou nas formas esguias dos corpos a tensão existente entre os elementos espirituais e físicos que caracterizavam o novo espiritualismo da época.


Dos itens acima mencionados estão corretos apenas:
a- I e II              b- I e III                  c- I e IV             d- II e III                    e- III e IV  

Questão 8-- O Barroco se caracteriza pelo movimento contínuo, curvas e contra curvas, a torsão dos corpos e o panejamento tumultuado das vestes, buscando um efeito dramático. Com base nestas características, indique a alternativa que contém apenas esculturas barrocas.

                         
I
II

III




IV
                                                          
          
          a- II, III e IV                    
          b- I, II e III               
          c- I, III e IV                
          d- II e IV             
          e- I e II
        

Maneirismo



Maneirismo



INTRODUÇÃO



Maneirismo é o nome empregado para designar as manifestações artísticas  desde 1520, momento quando se inicia a crise do renascimento, até o  início do século XVII. Todo esse período foi marcado por uma série de mudanças na Europa, que envolveram os movimentos religiosos reformistas e a consolidação do absolutismo em diversos países.

.

As guerras que envolveram a Itália e posteriormente a força da Inquisição  irão determinar um grande êxodo de artistas e intelectuais em direção à  outros países; "Os grandes impérios começam a se formar, e o homem já  não é a principal e única medida do universo".


CARACTERÍSTICAS


Nesse sentido se perceberá que o maneirismo tem características variadas, difícil de reuni-las e um único conceito.

O termo Maneirismo foi utilizado por Giorgio Vasari para se referir a "maneira" de cada artista trabalhar. Uma evidente t tendência para a estilização exagerada e um capricho nos detalhes começam a ser sua  marca, extrapolando assim as rígidas linhas dos cânones clássicos.  Muitos críticos consideram que o maneirismo representa a oposição ao  classicismo e ao mesmo tempo, manteve-se como tendência artística até o desenvolvimento do Barroco, que marcaria a nova visão artística da Igreja  Católica, após o movimento de contra reforma Alguns historiadores o  consideram uma transição entre o renascimento e o barroco, enquanto  outros preferem vê-lo como um estilo propriamente dito.  Os artistas passam a criar uma arte caracterizada p ela deformação das  figuras e pela criação de figuras abstratas, onde não havia relação direta  entre o tamanho da figura e sua importância na obra

.

ARQUITETURA



Renovação.



ESCULTURA 




Na escultura, o maneirismo segue o caminho traçado por Michelangelo: às formas  clássicas soma-se o novo conceito intelectual da arte  pela arte e o distanciamento  da realidade. Em resumo, repetem-se as características  da arquitetura e da pintura.

Não faltam as formas caprichosas, as proporções estranhas, as superposições de planos, ou ainda o  exagero nos detalhes,  elementos que criam essa  atmosfera de tensão tão característica do espírito  maneirista.

O espaço não é problema para os escultores maneiristas. A composição típica desse estilo apresenta um grupo de figuras dispostas umas sobre as outras, num equilíbrio aparentemente frágil, unidas por contorções  extremadas (figura serpentinada) e exagerado alongamento dos músculos.  A composição é definitivamente mais dinâmica que a  renascentista, e as  proporções da antiguidade já não são a única referencia.

“Sepulcro de Catarina de Médicis - Abadia de Saint Denis – França”. O modo de enlaçar as figuras, atribuindo-lhes uma  infinidade de posturas  impossíveis, permite que elas compartilhem a reduzi da base que têm como  cenário, isso sempre respeitando a composição geral da peça e a  graciosidade de todo o conjunto. É dessa forma que

o grande gênio da  escultura, Giambologna, consegue representar, numa  só cena, elementos  iconográficos tão complicados como a de sua famosa  obra O Rapto das  Sabinas.




PINTURA 

É na pintura que o espírito maneirista se manifesta em primeiro lugar. São os pintores da segunda década do século XV que, afastados dos cânones renascentistas, cria esse novo estilo, procurando deformar uma realidade que já não os satisfaz e tentando revalorizar a arte pela própria arte. Uma estética inteiramente original, distanciada dos cânones clássicos renascentistas, começa a se insinuar dentro das novas obras pictóricas. 

                                                              Cristo abraçado à cruz - El Greco - Museu do Prado 

Pode-se tomar como exemplo uma composição em que um a multidão de figuras se comprime em espaços arquitetônicos reduz idos. O resultado é a formação de planos paralelos, completamente irreais, e uma atmosfera de

tensão permanente. Nos corpos, as formas esguias e alongadas substituem os membros bem torneados do renascimento. Os músculos fazem agora contorções absolutamente impróprias para os seres humanos.

Rostos melancólicos e misteriosos surgem entre as vestes, de um drapeado minucioso e cores brilhantes. A luz se detém sobre objetos e figuras, produzindo sombras inadmissíveis. Os verdadeiros protagonistas do  quadro já não se posicionam no centro da perspectiva, mas em algum  ponto da arquitetura, onde o olho atento deve, não  sem certa dificuldade,  encontrá-lo. No entanto, a integração do conjunto é perfeita.
















 "O Outono" - Giuseppe Arquibaldo - Museu do Louvre.

 














"A Primavera" - Giuseppe Arquibaldo - Museu do Louvre.







E é assim que, em sua última fase, a pintura maneirista, que começou  como a expressão de uma crise artística e religiosa, chega a seu verdadeiro  apogeu, pelas mãos dos grandes gênios da pintura veneziana do século  XVI. A obra de El Greco merece destaque, já que, partindo de certos  princípios maneiristas, ele acaba desenvolvendo um  dos caminhos mais pessoais e únicos, que o transformam num curioso precursor da arte. 



















         "El Greco"