segunda-feira, 19 de agosto de 2013

EXERCICIO DE FIXAÇÃO PARA O SIMULADO


1 - O barroco teve como berço a Europa, mais precisamente em Roma. Sendo tal movimento artístico trazido ao Brasil pelos colonizadores, torna-se correto afirmar que:

(  ) O barroco brasileiro foi diretamente influenciado pelo barroco europeu. 
(  ) O barroco era utilizado apenas em espaços religiosos.
(  ) Sendo associado com a religião católica, o  Barroco  brasileiro foi utilizado em muitas  igrejas e nas fachadas   das construções civis.
(  ) Influenciado pelo protestantismo, o Barroco assumiu outro posicionamento religioso no Brasil, mesmo com a presença dos jesuítas quando na colonização.
 (  ) Tal movimento se desenvolveu com as mesmas características, em todas as regiões brasileiras.
(a) V,V,F,V,V        (b) V,F,V,F,F         (c) F,F,V,V,F        (d) F,V,F,V,F         (e) V,V,V,F,V


2 - UEM 2010 (adaptada) Sobre o "Barroco Mineiro", é  INCORRETO afirmar que:
a) Antônio Francisco de Lisboa, também conhecido como Aleijadinho, foi escultor e arquiteto e o principal representante do barroco mineiro.
 b) Manoel da Costa Ataíde – o mestre Ataíde, foi um importante pintor dos tetos de muitas igrejas mineiras.
c) As esculturas de aleijadinho eram talhadas em madeira e recobertas com ouro, devido à prosperidade mineira quanto à mineração do ouro.
d) O Barroco Mineiro foi diretamente influenciado pelo Barroco Italiano.
e) A arte Barroca era utilizada como instrumento de controle religioso.

3 - O Rococó foi um movimento diferente dos demais movimentos artísticos dos séculos anteriores. Quanto às características do Rococó assinale a alternativa CORRETA:
a) As cores do Rococó são exceção, pois acompanham as tendências de cores do barroco.
b)As paredes e tetos da arquitetura do rococó eram decorados com temas extremamente pesados.
c) As cores de tons verdes e rosa são predominantes na pintura.
d)Elementos de luxo como a porcelana não são aceitos em interiores considerados sagrados.
e) Todas as alternativas estão corretas

4- Marat foi um importante personagem na Revolução Francesa (1789). Seu assassinato teve várias representações. Uma delas foi o quadro de David "A Morte de Marat", um símbolo do movimento revolucionário e de grande importância para a história da arte.
Em relação a essa obra, é correto afirmar que:
a) David ressaltou características da história pessoal de Marat, ou seja, um revolucionário
de origem humilde e camponesa.
b) Marat foi retratado como um símbolo dos radicais gerondinos, responsáveis pela expulsão dos montanheses da Convenção e execução de seus líderes.
c) David inaugurou a pintura histórica, mítica e heroica, apresentando a eternidade do personagem.
d) David retratou Marat de uma forma não épica, diferenciando sua obra do idealismo da arte acadêmica aristocrática.
e) David transformou Marat em personagem das tragédias gregas e sua morte em um ato romântico da revolução.
5 - Leia o texto III, analise as figuras e responda à questão.

Texto III
A produção artística chega a nós, hoje, dos mais variados modos, e sua divulgação sofre interferências da mídia, instituições, governos. [...] a tecnologia existente hoje fez com que obras de arte se reproduzissem fantasticamente. Mona Lisa, por exemplo, existe apenas no museu do Louvre, em Paris, mas hoje vemos “Mona Lisas” espalhadas aos milhares, aos milhões pelo mundo. Quem já não a viu estampada em camisetas, cinzeiros, chaveiros e até fazendo propaganda de jeans em revistas? Quantas releituras, citações, apropriações já não foram feitas dessa obra?

(MARTINS; PICOSQUE; GUERRA. Didática do ensino de arte: a língua do mundo: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998. p. 76-78.)


Considere as afirmativas a seguir.
I. A apropriação e a citação de obras de arte, ou de parte delas, tanto na propaganda como na arte, cumprem a mesma função.
II. A reprodução da obra de arte, de certa forma, democratiza-a e a torna acessível à grande maioria da população.
III. O processo de releitura pressupõe ir além da reprodução, pois significa reinterpretar e, por isso, criar novos significados.
IV. O aspecto quase sagrado que somente a obra original possui se perde à medida que esta é reproduzida em grande escala.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e III são corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas II e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.



6-. O Renascimento correspondeu:

(A) a um velho estilo artístico e à mesma forma medieval de encarar a vida e vivê-la.
(B) a um estilo artístico eclético e a uma vida de recolhimento e opulência cultivada durante séculos na Idade Média.
(C) ao socialismo medieval, que readaptou a escolástica medieval ao pensamento lúdico reinante.
(D) a um novo estilo artístico e a uma forma nova de encarar a vida e vivê-la, constituindo assim uma mudança de mentalidade.
(E) a um período de calma e quietude, com um estilo artístico conservador das imposições estéticas impostas e cultivadas na cultura medieval.

7- Assinale abaixo a alternativa que apresenta o movimento artístico considerado o mais importante do Brasil Colonial.
(A) Maneirismo
(B) Surrealismo.
(C) Romantismo.
(D) Barroco.
(E) Impressionismo.

8- Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho  projetou  para a igreja de São Francisco, em Ouro Preto obras de arte plena e perfeita. Desde a portada, com um belíssimo trabalho de medalhões, anjos e fitas. Esculpiu esculturas em pedra-sabão de doze profetas, cada um desses personagens numa posição diferente e executa gestos que se coordenam. Com isso, ele conseguiu um resultado muito interessante, pois torna muito forte para o observador a sugestão de que as figuras de pedra estão se movimentando.

São características da escultura de Aleijadinho:

 (A)  Olhos espaçados, nariz reto e alongado.
(     (B)   Lábios entreabertos e queixo pontiagudo.
(     (C)   Pescoço alongado em forma de V.
(     (D)   Formas distorcidas e alongadas.
(     (E)    Estudo da anatomia e do caráter humano: representação mais perfeita do corpo humano.

                                ( a ) A, C e D          (b  ) A, B e C     (c  ) B, D e E      ( d ) A e C      (e  ) A e D

9- Em 31 de outubro de 1517, Lutero afixou suas 95 teses na porta da Igreja de Wittenberg, marcando o início da Reforma Protestante. Abaixo são apresentadas as teses 05, 27 e 28.

05. O papa não quer nem pode dispensar de quaisquer penas senão daquelas que impôs por decisão própria ou dos cânones.
27. Pregam doutrina mundana os que dizem que, tão logo tilintar a moeda lançada na caixa, a alma sairá voando [do purgatório para o céu].
28. Certo é que, ao tilintar a moeda na caixa, pode aumentar o lucro e a cobiça; a intercessão da Igreja, porém, depende apenas da vontade de Deus.
(Disponível em http://www.espacoacademico.com.br/034/34tc_lutero.htm. Acesso em 23/10/2009.)

Tomando por base o texto acima, pode-se afirmar que a crítica que Lutero faz à Igreja Católica está direcionada à.

A - prática da *simonia.
B - intervenção do papa nos assuntos do Sacro Império.
C - proibição da tradução da Bíblia para o alemão.
D - venda de indulgências.
E - adoção pelo papa do *nicolaísmo.

10- A respeito da arte Barroca julgue nos itens: 

( )Tudo na arte barroca invocava a teatralidade e o movimento.
( )Na pintura, temas religiosos eram transmitidos através da emoção.
( )Composição em diagonal e contraste de claro e escuro, não constituíram características da pintura barroca.
( )O barroco tinha um caráter extremamente racional.
( )O período barroco caracteriza-se, dentre outros temas, pela presença da religiosidade por meio de  ideias contrárias como pecado e perdão, castigo e arrependimento, e da morte como expressão da fragilidade da vida.

a) F, V, F, F, V

b) V, V, F, V, F

c) F, V, V, V, F

d) V, F, F, V, V

e) F, V, F, V, V

Para você:
* Simonia é a venda de favores divinos, bênçãos, cargos eclesiásticos, prosperidade material, bens espirituais, coisas sagradas, objetos ungidos, etc. em troca de dinheiro.

* Nicolaísmo (ou Nicolacionismo ou Nicolaitismo) é uma heresia cristã cujos aderentes são chamados de Nicolaítas. A característica pela qual são mais lembrados é a sua posição em relação ao casamento. Segundo alguns autores, eles defendiam a poligamia (ou ter esposas em comum). Também é conhecido como Nicolaíta aquele que defende o casamento do clero.




GABARITO

O1- A- B- C- D- E
02- A- B- C- D- E       
03- A- B- C- D- E
04- A- B- C- D- E
05- A- B- C- D- E
06- A- B- C- D- E
07- A- B- C- D- E
08- A- B- C- D- E
09- A- B- C- D- E
10- A- B- C- D- E