terça-feira, 12 de novembro de 2013

ATIVIDADES DE ARTE






Tenha lápis e papel à mão para responder as questões abertas e depois conferir com o gabarito. Na quarta-feira à noite divulgo o gabarito. Vamos lá, poste suas respostas nos comentários.



1- Sobre o Neoclassicismo julgue os itens a seguir em (C) CERTOS ou (E) ERRADOS:


(  ) Caracterizou-se pelo desejo de recriar as formas artísticas da antiguidade greco-romana.

(  ) Os neoclássicos queriam expressar as virtudes cívicas, o poder, a honestidade e o cristianismo.

(  ) Os neoclássicos queriam romper com a herança artística e cultural que vinha da Grécia antiga.

(  ) A arquitetura se caracterizou pelo uso de fachadas sóbrias, nas quais colunas dóricas ou jônicas sustentavam frontões hexagonais.

(  )A estética neoclássica retomou as técnicas barrocas: iluminação,diagonal,cores intensas e temáticas mitológicas.



2- As artes plásticas, bem como a literatura, carregam as marcas do momento histórico no qual são produzidas. O século XIX foi agitado por fortes mudanças sociais, políticas e culturais causadas pela Revolução Industrial e pela Revolução Francesa do final do século XVIII. Sendo assim, a atividade artística tornou-se complexa. Os artistas românticos procuraram se libertar das convenções acadêmicas em favor da livre expressão da personalidade do artista. Goya, Turner, Constable e Delacroix foram importantes pintores do período.


As telas a seguir, do francês Eugene Delacroix (1798-1863), apresentam as seguintes características gerais: nacionalismo, valorização dos sentimentos e da imaginação, da natureza como princípios da criação artística e dos sentimentos do presente.



 
A liberdade guiando o povo (1830)





Leia as telas atentamente. Em seguida, julgue as assertivas que se seguem a elas.  



I - A valorização dos sentimentos e da imaginação, bem característica do Romantismo, é explicita no movimento das imagens presentes nas obras de Delacroix.
II - Na sua liberdade guiando o povo, Delacroix pintou um reflexo das lutas políticas que ocorriam em seu redor (embora tenha nascido pouco depois da Revolução Francesa, viveu em uma França bastante turbulenta).
III - A figura do "gênio" romântico, iluminado em sua criação, pode ser traduzida pelas palavras do pintor: "Uma vida inteira não me basta para produzir tudo o que tenho em mente".

Está (ão) correta (s):

a) todas as alternativas.
b) apenas I e II.
c) apenas II e III.
d) apenas I e III.
e) apenas a III.



3-Sobre a Arte no Realismo, julgue os itens a seguirem(C) CERTOS ou (E) ERRADOS:



1. (  ) O realismo repudiava a artificialidade romântica.

2. (  ) A principal característica da arquitetura realista é visível na construção de igrejas.

3. (  ) Os materiais tinham um tratamento agressivo,principalmente o ferro e o bronze.

4. (  ) Ao artista realista não cabia “melhorar” a natureza, pois a beleza está na realidade tal qual ela é.

5-(  ) Uma das obras arquitetônicas mais famosa é a Torre Eiffel. 

4– Sobre a Arte no Romantismo, julgue os itens a seguir em (C) CERTOS ou (E) ERRADOS: 


1.(  ) Foi a primeira e forte reação ao Neoclassicismo.

2.(  ) O romantismo não valorizava a natureza, pois seus

artistas acreditavam na tristeza e consideravam a natureza alegre.

3.(  ) Os artistas românticos usavam na pintura uma composição em diagonal, valorizando a cor e o contraste claro-escuro.

4.(  ) O romantismo era composto de sentimentos como o amor e paixões.

5.(  ) A valorização dos sentimentos e da imaginação foi um dos princípios da criação romântica.



5- A respeito do Romantismo julgue os itens com ( C ) para as alternativas corretas e ( E ) para erradas:



1.(  ) Seguia normas impostas para imitar a arte greco-romana.

2.(  ) Os artistas eram fascinados pelo mistério e o sobrenatural.

3.(  ) As obras feitas no romantismo eram repletas de fantasias e o heroísmo acompanhava a emoção.

4.(  ) O artista romântico retratava a realidade tal qual ela é.

5.(  )Foi a primeira forte ligação ao neoclássico.

6- Victor Meirelles foi aluno da Academia Imperial de Belas Artes durante o segundo reinado no Brasil. A pintura revela a influência do Romantismo no trabalho do artista. Esse movimento, ao lado do Neoclassicismo, orientou o trabalho dos artistas da Academia nesse período. 
Sobre o Romantismo no Brasil, é correto afirmar:


 
Moema - Vitor Meirelles 

a)Demonstrou grande originalidade em relação a modelos anteriores, consagrados pela História da Arte.
 

b)Estava diretamente relacionado ao chamado projeto civilizatório da elite política e cultural do século XIX brasileiro.


c)Buscou a idealização por meio da razão e de formas eruditas resgatadas do passado clássico, capazes de expressar valores universais e eternos.


d)Procurou valorizar o índio e a exuberância da     natureza tropical, com a finalidade de construir uma identidade nacional.


7-A história registra que as primeiras esculturas do importante escultor francês Auguste Rodin (1840 –1917) foram feitas na cozinha de sua mãe, com massa que ela usava para fazer pão, depois dessa etapa de sua vida o artista trabalhou como ornamentista, modelador, prático e cinzelador até ser conhecido como o importante Auguste Rodin. Em vida, conquistou a fama, suas obras chegaram a ser as mais apreciadas no mercado de arte europeu e americano e podem encontradas nos museus mais importantes do mundo.
Assinale a alternativa que indica uma obra de Auguste Rodin.


 



 


 1








2






 3






 
















 4











  8- Das pinturas de Eckhaut  abaixo qual delas é uma natureza morta.








1







 2






 9-- Este quadro, pintado por Franz Post por volta de 1660, pode ser corretamente relacionado com:




















a) a iniciativa pioneira dos holandeses de construção dos primeiros engenhos no Nordeste.



b) a riqueza do açúcar, alvo principal do interesse dos holandeses no Nordeste.



c) a condição especial dispensada pelos holandeses aos escravos africanos.



d) o início da exportação do açúcar para a Europa por determinação de Maurício de Nassau.



e) o incentivo à vinda de holandeses para a constituição de pequenas propriedades rurais.


10- A feição deles é serem pardos, maneira d’avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos. Andam nus, sem nenhuma cobertura, nem estimam nenhuma cousa a cobrir, nem mostrar suas vergonhas. E estão acerca disso com tanta inocência como têm em mostrar o rosto. CAMINHA, P. V. A carta. Disponível em: www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 12 ago. 2009.

Ao se estabelecer uma relação entre a obra de Eckhout e o trecho do texto de Caminha, conclui-se que:



 A) ambos se identificam pelas características estéticas marcantes, como tristeza e melancolia, do movimento romântico das artes plásticas.

B) o artista, na pintura, foi fiel ao seu objeto, representando-o de maneira realista, ao passo que o texto é apenas fantasioso.


C) a pintura e o texto têm uma característica em comum, que é representar o habitante das terras que sofreriam processo colonizador.


D) o texto e a pintura são baseados no contraste entre a cultura europeia e a cultura indígena.


 E) há forte direcionamento religioso no texto e na pintura, uma vez que o índio representado é objeto da catequização jesuítica.



Gabarito:
 1- C,E,E,E,E
 2- a
 3- C,E,C,C,C
 4- C,E,C,E,C
 5- E,C,C.E.E
 6- b
 7- 3
 8- 1
 9- b
10- c