Tenha lápis e papel à mão para responder as
questões abertas e depois conferir com o gabarito. Na quarta-feira à noite
divulgo o gabarito. Vamos lá, poste suas respostas nos comentários.
1- Sobre o Neoclassicismo julgue os itens a seguir em (C) CERTOS ou (E) ERRADOS:
( ) Caracterizou-se pelo desejo de recriar as
formas artísticas da antiguidade greco-romana.
( ) Os neoclássicos queriam expressar as
virtudes cívicas, o poder, a honestidade e o cristianismo.
( ) Os neoclássicos queriam romper com a
herança artística e cultural que vinha da Grécia antiga.
( ) A arquitetura se caracterizou pelo uso de
fachadas sóbrias, nas quais colunas dóricas ou jônicas sustentavam frontões
hexagonais.
( )A estética neoclássica retomou as técnicas
barrocas: iluminação,diagonal,cores intensas e temáticas mitológicas.
2- As artes
plásticas, bem como a literatura, carregam as marcas do momento histórico no
qual são produzidas. O século XIX foi agitado por fortes mudanças sociais,
políticas e culturais causadas pela Revolução Industrial e pela Revolução
Francesa do final do século XVIII. Sendo assim, a atividade artística tornou-se
complexa. Os artistas românticos procuraram se libertar das convenções
acadêmicas em favor da livre expressão da personalidade do artista. Goya,
Turner, Constable e Delacroix foram importantes pintores do período.
As telas a seguir, do francês Eugene Delacroix (1798-1863), apresentam as seguintes características gerais: nacionalismo, valorização dos sentimentos e da imaginação, da natureza como princípios da criação artística e dos sentimentos do presente.
Leia as telas atentamente. Em seguida, julgue as
assertivas que se seguem a elas.
I - A valorização dos sentimentos e da imaginação,
bem característica do Romantismo, é explicita no movimento das imagens
presentes nas obras de Delacroix.
II - Na sua liberdade guiando o povo, Delacroix
pintou um reflexo das lutas políticas que ocorriam em seu redor (embora tenha
nascido pouco depois da Revolução Francesa, viveu em uma França bastante
turbulenta).
III - A figura do "gênio" romântico,
iluminado em sua criação, pode ser traduzida pelas palavras do pintor: "Uma
vida inteira não me basta para produzir tudo o que tenho em mente".
Está (ão)
correta (s):
a) todas as
alternativas.
b) apenas I
e II.
c) apenas II
e III.
d) apenas I
e III.
e) apenas a
III.
3-Sobre a Arte no Realismo, julgue os itens a
seguirem(C) CERTOS ou (E) ERRADOS:
1. ( ) O realismo repudiava a artificialidade
romântica.
2. ( ) A principal característica da arquitetura realista
é visível na construção de igrejas.
3. ( ) Os materiais tinham um tratamento agressivo,principalmente
o ferro e o bronze.
4. ( ) Ao artista realista não cabia “melhorar” a
natureza, pois a beleza está na realidade tal qual ela é.
5-( )
Uma das obras arquitetônicas mais famosa é a Torre Eiffel.
4– Sobre a Arte no
Romantismo, julgue os itens a seguir em (C) CERTOS ou (E) ERRADOS:
1.( ) Foi a primeira e forte reação ao
Neoclassicismo.
2.( )
O romantismo não valorizava a natureza, pois seus
artistas acreditavam na
tristeza e consideravam a natureza alegre.
3.( ) Os artistas românticos usavam na pintura
uma composição em diagonal, valorizando a cor e o contraste claro-escuro.
4.( ) O romantismo era composto de sentimentos
como o amor e paixões.
5.( ) A valorização dos sentimentos e da
imaginação foi um dos princípios da criação romântica.
5- A respeito do Romantismo julgue os itens com ( C
) para as alternativas corretas e ( E ) para erradas:
1.( )
Seguia normas impostas para imitar a arte greco-romana.
2.( ) Os
artistas eram fascinados pelo mistério e o sobrenatural.
3.( ) As obras feitas no romantismo eram repletas
de fantasias e o heroísmo acompanhava a emoção.
4.( ) O artista romântico retratava a realidade
tal qual ela é.
5.( )Foi a primeira
forte ligação ao neoclássico.
6-
Victor
Meirelles foi aluno da Academia Imperial de Belas Artes durante o segundo
reinado no Brasil. A pintura revela a influência do Romantismo no trabalho do
artista. Esse movimento, ao lado do Neoclassicismo, orientou o trabalho dos
artistas da Academia nesse período.
Sobre o Romantismo no Brasil, é correto
afirmar:
a)Demonstrou grande
originalidade em relação a modelos anteriores, consagrados pela História da
Arte.
b)Estava diretamente
relacionado ao chamado projeto civilizatório da elite política e cultural do
século XIX brasileiro.
c)Buscou a idealização
por meio da razão e de formas eruditas resgatadas do passado clássico, capazes
de expressar valores universais e eternos.
d)Procurou valorizar o
índio e a exuberância da natureza
tropical, com a finalidade de construir uma identidade nacional.
Assinale a alternativa que indica uma obra de
Auguste Rodin.
1
2
3
4
8- Das pinturas de Eckhaut abaixo qual delas é uma natureza morta.
1
2
9-- Este
quadro, pintado por Franz Post por volta de 1660, pode ser corretamente
relacionado com:
a) a iniciativa pioneira
dos holandeses de construção dos primeiros engenhos no Nordeste.
b) a riqueza do açúcar,
alvo principal do interesse dos holandeses no Nordeste.
c) a condição especial
dispensada pelos holandeses aos escravos africanos.
d) o início da
exportação do açúcar para a Europa por determinação de Maurício de Nassau.
e) o incentivo à vinda
de holandeses para a constituição de pequenas propriedades rurais.
10- A feição deles
é serem pardos, maneira d’avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem
feitos. Andam nus, sem nenhuma cobertura, nem estimam nenhuma cousa a cobrir,
nem mostrar suas vergonhas. E estão acerca disso com tanta inocência como têm
em mostrar o rosto. CAMINHA, P. V. A carta. Disponível em: www.dominiopublico.gov.br.
Acesso em: 12 ago. 2009.
Ao se estabelecer uma
relação entre a obra de Eckhout e o trecho do texto de Caminha, conclui-se que:
A)
ambos se identificam pelas características estéticas marcantes, como tristeza e
melancolia, do movimento romântico das artes plásticas.
B) o
artista, na pintura, foi fiel ao seu objeto, representando-o de maneira
realista, ao passo que o texto é apenas fantasioso.
C) a pintura e o texto têm uma característica
em comum, que é representar o habitante das terras que sofreriam processo
colonizador.
D) o texto e a pintura são baseados no contraste entre a cultura
europeia e a cultura indígena.
E) há forte direcionamento religioso no texto e na pintura, uma vez que
o índio representado é objeto da catequização jesuítica.
Gabarito:
1- C,E,E,E,E
2- a
3- C,E,C,C,C
4- C,E,C,E,C
5- E,C,C.E.E
6- b
7- 3
8- 1
9- b
10- c
1- C,E,E,E,E
2- a
3- C,E,C,C,C
4- C,E,C,E,C
5- E,C,C.E.E
6- b
7- 3
8- 1
9- b
10- c
Nossa! O que está acontecendo com vocês? Onde estão os comentários?
ResponderExcluirAdorei seu blog
ResponderExcluirVC está de parabéns! Até usei uma questão do romantismo em uma prova
ResponderExcluirObrigada por compartilhar seus conhecimentos. Me ajudaram muitooo
ResponderExcluirVocê está de parabéns. Obrigada por compartilhar seus conhecimentos, me ajudou muito
ResponderExcluirParabéns!
ResponderExcluirAjudou-me muito.
Continue postando.
Nossa Edy Vc Por Aqui😅❤
ExcluirNossa Edy Vc Por Aqui😅😅💕
ResponderExcluirObrigado pela ajuda 👏🏻👏🏻👏🏻
ResponderExcluirCadê o gabarito???
ResponderExcluirlogo embaixo
ExcluirBoa tarde Professora,
ResponderExcluirParabéns por expor seus trabalhos, pois são maravilhosos.
Um grande abraço.
E obrigada pela ajuda!
ResponderExcluir