terça-feira, 12 de novembro de 2013

REALISMO / ATIVIDADE


REALISMO NA ARTE






A palavra realismo designa uma maneira de agir, de interpretar a realidade. Esse comportamento caracteriza-se pela objetividade, por uma atitude racional das coisas pode ocorrer em qualquer tempo da história.
 
O termo Realismo significa um estilo de época que predominou na segunda metade do século XIX.
Antes do Realismo, os temas se limitavam a fatos do mundo moderno; os artistas conseguiram reproduzir perfeitamente o que viam, mas sempre à forma da idealização e teatralidade. Agora eles se preocupavam em fazer uma imitação precisa de percepções visuais sem alterações.
Sobriedade, camponeses e classe trabalhadora urbana ao invés de deuses, deusas e heróis da antiguidade; o que era real mesmo e palpável.


Entre 1850 e 1900 surge nas artes europeias, sobretudo na pintura francesa, uma nova tendência estética que se desenvolveu ao lado da crescente industrialização das sociedades. O homem europeu, que tinha aprendido a utilizar o conhecimento científico e a técnica para interpretar e dominar a natureza, convenceu-se de que precisava ser realista, inclusive em suas criações artísticas, deixando de lado as visões subjetivas e emotivas da realidade.

São características gerais:
* o cientificismo
* a valorização do objeto
* o sóbrio e o minucioso
* a expressão da realidade e dos aspectos descritivos




ARQUITETURA
Os arquitetos e engenheiros procuram responder adequadamente às novas necessidades urbanas, criadas pela industrialização. As cidades não exigem mais ricos palácios e templos. Elas precisam de fábricas, estações, ferroviárias, armazéns, lojas, bibliotecas, escolas, hospitais e moradias, tanto para os operários quanto para a nova burguesia. Em 1889, Gustavo Eiffel levanta, em Paris, a Torre Eiffel, hoje logotipo da "Cidade Luz".
Palácio de Cristal- Londres-1851
Idealizador Joseph Paxton



PINTURA
Características da pintura:
* Representação da realidade com a mesma objetividade com que um cientista estuda um fenômeno da natureza, ou seja o pintor buscava representar o mundo de maneira documental;


* Ao artista não cabe "melhorar" artisticamente a natureza, pois a beleza está na realidade tal qual ela é;


* Revelação dos aspectos mais característicos e expressivos da realidade.
Temas da pintura:

* Politização: a arte passa a ser um meio para denunciar uma ordem social que consideram injusta; a arte manifesta um protesto em favor dos oprimidos.


* Pintura social denunciando as injustiças e as imensas desigualdades entre a miséria dos trabalhadores e a opulência da burguesia. As pessoas das classes menos favorecidas - o povo, em resumo - tornaram-se assunto frequente da pintura realista. Os artistas incorporavam a rudeza, a vulgaridade dos tipos que pintavam, elevando esses tipos à categoria de heróis. Heróis que nada têm a ver com os idealizados heróis da pintura romântica.

                                 ARTISTAS
Daumier - foi o precursor da pintura realista.





Courbet - foi considerado o criador do realismo social na pintura, pois procurou retratar em suas telas temas da vida cotidiana, principalmente das classes populares.Dizia: "Sou democrata, republicano, socialista, realista, amigo da verdade e verdadeiro"


Autorretrato do artista

Manifesta sua simpatia particular pelos trabalhadores e pelos homens mais pobres da sociedade no século XIX.

Courbet – coisas reais, concretas e existentes. “Nunca vi anjos, se me mostrarem um, eu pinto”. Tela: "Enterro em Ornans" – sobre gente comum. 


 

 “Um Funeral em Ornans”



É a primeira vez que um tema tão comum é retratado como "obra de arte" - essa tela tem cerca de 6m. Antes, nessas proporções, apenas cenas heroicas e mitológicas eram retratadas.


Quebradores de pedras

Mulheres Peneirando Trigo

 Jean-François Millet, sensível observador da vida campestre, criou uma obra realista na qual o principal elemento é a ligação do homem com a terra.



"As Respigadeiras"

Foi educado num meio de profunda religiosidade e respeito pela natureza. Trabalhou na lavoura desde muito cedo.


Seus numerosos desenhos de paisagens influenciaram, mais tarde, Pissarro e Van Gogh.





 Rosa Bonheur - mulher artista, a frente de sua época. Pintava os animais como principal tema.


 Fotografia da artista. Dissecava animais para conhecê-los anatômicamente e fumava quando era impróprio para as moças da época, morava com uma amiga e certa vez conseguiu uma autorização policial para poder usar calças compridas.

Camille Corot - Montou a Escola de Barbizon, onde eram influenciados por Constable para pintar paisagens. 




 Suas telas tornaram-se tão populares que foram as mais falsificadas no mundo inteiro.



ESCULTURA

Auguste Rodin - não se preocupou com a idealização da realidade. Ao contrário, procurou recriar os seres tais como eles são.
Além disso, os escultores preferiam os temas contemporâneos, assumindo muitas vezes uma intenção política em suas obras. Sua característica principal é a fixação do momento significativo de um gesto humano.

O Pensador


O beijo

Camille Claudel – modelo, aprendiz e amante de Rodin. Suas obras são mais suaves e menos eróticas.



              Para melhor conhecer a vida desta artista assista ao filme:





                                       ATIVIDADE DE ARTE REALISTA
                                                         Texto

           

                     O século XIX foi um período complexo e inquietante. Profundas transformações ocorreram nos campos políticos, social, histórico e ideológico.

                     A Revolução Francesa (França), que pregava a igualdade entre os homens, e a Revolução Industrial (Inglaterra), com a formação de uma nova classe social, o operariado, e o advento das maquinas e da metalurgia, provocaram mudanças nos setores culturais e artísticos. E a Arte? A Arte também sofreu profundas transformações. De uma visão calma, pacata, passou para uma visão passional (romântica), de observação da natureza e do homem (naturalismo e realismo).



1- Pesquise e responda as questões abaixo:



A)descreva a pintura realista.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



B)Explique o significado dos nomes Neoclassicismo e Academicismo.
____________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



C)Mencione alguns aspectos em comum nas pinturas dos artistas que reagiram às tendências neoclássicas.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



D)Sobre a pintura realista, desenvolvida entre os anos 1850 e 1900, responda:

Qual é sua principal ideia?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________    

                                                                                                  

2-Observe as pinturas abaixo e responda: O que teriam em comum os pintores Turner e Delacroix ?





 Chuva, vapor e velocidade (Turner)
        


   
                                                                                                                                                     
 
Órfã no cemitério (Delacroix)   





___________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________



6-Julgue os itens abaixo (C) para Certo e (E) para Errado:



( )No século XIX enquanto os artistas neoclássicos submetiam-se às regras das academias, outros buscavam libertar-se delas e expressar livremente seus sentimentos e sua imaginação.

(  ) Coubert pode ser classificado juntamente com Delacroix: pintores realistas.

(  ) A principal ideia da pintura realista é que não cabe ao artista melhorar artisticamente a realidade, pois a beleza está na realidade tal qual ela é.

(  ) A industrialização do século XIX faz com que a arte passe a refletir as mudanças do século XIX, porém isso não permite a arte tornar-se complexa.

(   ) Goya retratava a corte espanhola, o povo e também os horrores da guerra. 





"Um retrato pintado com a alma é um retrato, não do modelo, mas do artista."
                                                                           Wilde , Oscar

4 comentários: